Procon-RJ pode multar Hurb em R$ 12 milhões

De acordo com informações recentes, os clientes da Hurb, antiga Hotel Urbano, estão enfrentando dificuldades para agendar datas para pacotes de viagens adquiridos na plataforma.

Em virtude disso, o Procon-RJ avalia a aplicação de uma multa que pode ultrapassar os R$ 12 milhões para a agência de viagens online. A situação tem afetado diversos consumidores, como o caso de uma mãe que comprou um pacote para os 15 anos da filha há três anos, e que atualmente vê o sonho se tornar um pesadelo. A empresa Hurb ainda não se manifestou sobre o assunto.

“Foi instalado um ato sancionatório em face dessa empresa, que terá 15 dias para apresentar a sua defesa e poderá ser multada em valor superior a R$ 12 milhões”, disse Evelyn Capucho, a diretora de atendimento do órgão.

O Procon-RJ alertou que os clientes da empresa Hurb, antigamente conhecida como Hotel Urbano, estão enfrentando dificuldades para marcar as datas de pacotes de viagens adquiridos na plataforma e a agência de viagens online pode ser multada em mais de R$ 12 milhões. O Procon-RJ destacou que a oferta do pacote deve ser cumprida integralmente, caso contrário, o consumidor tem direito ao reembolso total.

Alguns clientes da Hurb compartilharam experiências de pesadelo com a empresa. Marília, por exemplo, comprou um pacote de viagem para comemorar os 15 anos da filha em 2020, com validade até 2021, mas a empresa prorrogou o pacote para 2022 e, posteriormente, para 2023, mas não está conseguindo marcar as datas. Igor, por sua vez, comprou pacotes para o Japão, Bolívia e Grécia, mas não conseguiu realizar nenhuma dessas viagens.

De acordo com a Hurb, a empresa se compromete a cumprir as obrigações contratuais dos pacotes dentro do período vigente, mas ressaltou que o setor de turismo enfrenta instabilidade desde o retorno das viagens globais após a pandemia, com a redução da malha aérea e vagas de hotéis. A empresa afirmou que continua priorizando o cumprimento de todos os contratos.

No entanto, o Procon Carioca recebeu 1.198 reclamações sobre a Hurb, incluindo 732 reclamações por ofertas não cumpridas. O órgão abrirá um procedimento investigatório sobre a empresa. No Reclame Aqui, foram registradas mais de 60 mil queixas nos últimos 12 meses sobre a dificuldade de marcar ou reservar viagens com pacotes promocionais.

Crise sem precedentes

A Hurb está enfrentando uma crise sem precedentes, com alguns hotéis e pousadas suspendendo reservas de hospedagens feitas pela plataforma devido a atrasos ou falta de pagamentos por parte da agência de viagens online. Essa polêmica gerou uma série de reclamações de clientes nas redes sociais.

Na última segunda-feira (24), João Ricardo Mendes, CEO e fundador da Hurb, renunciou ao cargo após a divulgação de vídeos do empresário ameaçando e expondo dados de clientes. A situação chamou a atenção da mídia e gerou uma onda de indignação entre os consumidores, colocando a reputação da empresa em xeque.

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