Londres é escolhida como a cidade número um do mundo em 2023

O ranking anual “World’s Best Cities” divulgado pela consultoria de marketing de eventos globais Resonance apontou que Londres é a melhor cidade do mundo em 2023.

Esse levantamento é considerado um dos mais completos do mundo, segundo a agência Bloomberg, levando em conta fatores como clima, meio ambiente, segurança, conservação de patrimônios, prosperidade financeira, diversidade populacional, infraestrutura, programação cultural e presença online de destinos com mais de 1 milhão de habitantes. A capital britânica foi consagrada pela revitalização de sua efervescência cosmopolita pós-pandemia.

Entretanto, a edição deste ano do ranking “World’s Best Cities”, incluiu uma menção honrosa para Kiev, na Ucrânia, como a “Melhor Cidade Honorária de 2023“, reconhecendo seus esforços de resistência, manutenção de serviços essenciais e apoio à população frente à invasão russa.

Países Europes dentro do top 10:

1ª: Londres, no Reino Unido

Londres tem atraído turistas e moradores com uma série de eventos pós-pandemia, incluindo o Jubileu de Platina da Rainha em 2022, Wimbledon, a despedida da Rainha Elizabeth 2ª e a coroação do rei Charles 3º em maio. A cidade expandiu o serviço do metrô durante a noite, vendeu um número recorde de propriedades de luxo no primeiro semestre do ano passado e tem atraído residentes milionários, além de investimentos de grandes empresas de tecnologia, como o TikTok.

2ª: Paris, na França

Paris, a cidade luz, não se contenta em conservar suas belas paisagens e monumentos históricos. A cidade tem investido pesadamente na expansão de ciclovias, tornando-a mais acessível, menos poluída e menos congestionada. Após a pandemia, a prefeitura tem priorizado o planejamento urbano, transformando o leito do Sena e sua periferia para receber os Jogos Olímpicos de 2024. Além disso, a restauração da Notre-Dame abrirá ainda um parque em seus entornos.

6ª: Barcelona, na Espanha

Barcelona é uma cidade que dispensa apresentações: seu clima ameno, arquitetura singular e belas praias atraem visitantes de todo o mundo. No entanto, a pandemia esvaziou as ruas e deu à cidade a oportunidade de se reorganizar e se reinventar. Agora, Barcelona tem convertido zonas de carros em ciclovias e bulevares para pedestres, proporcionando novos espaços para beber, conversar ou simplesmente relaxar ao ar livre. Caminhar pelo Passeig de Sant Joan ou experimentar as delícias do Mercat de l’Abaceria são experiências imperdíveis.

7ª: Roma, na Itália

Roma, a cidade eterna, é famosa por suas belezas históricas bem preservadas, como o Coliseu, além de sua gastronomia deliciosa. A cidade conta com uma mistura de restaurantes tradicionais e modernos, como o Don Pasquale, próximo à Fontana di Trevi, e o Romanè, do chef Stefano Callegari, que é muito elogiado. Recentemente, Roma inaugurou o museu Garum, que conta histórias de sua cozinha ancestral e é um destino imperdível para os fãs de gastronomia.

8ª: Madri, na Espanha

Entre 2022 e 2023, a capital da Espanha inaugurou mais de 50 novos restaurantes e cerca de 20 novos hotéis, marcando um período de crescimento para a cidade. Além disso, um novo parque, o Buen Retiro, foi criado, conectando o Paseo del Prado ao Museu do Prado, Museu Thyssen-Bornemisza e ao Reina Sofía. A cidade tem priorizado projetos sustentáveis e igualdade de renda, e essa nova adição de áreas verdes e mais opções culturais refletem esses valores.

10ª: Amsterdã, nos Países Baixos

Amsterdã não é apenas conhecida por seus canais pitorescos e pela famosa área de turismo “sexo, drogas e rock’n’roll” do Distrito da Luz Vermelha. Nos últimos anos, a cidade tem se reinventado como um destino sustentável, priorizando a qualidade de vida de seus moradores e da nova comunidade de refugiados que tem acolhido. Um dos bairros que tem se destacado é Noord, que se tornou um novo circuito de galerias de arte e oferece uma variedade de opções para a vida noturna.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *